sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Governo dos EUA deixará de usar prisões privadas



Relatório aponta que elas não são seguras e oferecem menor reinserção.
Medida não irá afetar as prisões sob administração dos estados.



Da France Presse

O Departamento de Justiça americano anunciou nesta quinta-feira (18) que reduzirá e finalmente porá fim ao uso de prisões privadas para presos federais, devido a diferentes problemas nestas instalações.
Esta medida não se refere à grande maioria dos mais de dois milhões de presos nos Estados Unidos, que estão cumprindo suas condenações em prisões públicas ou privadas sob a administração dos estados e não nas prisões operadas pelo governo federal.
A decisão foi anunciada uma semana depois da publicação de um relatório oficial muito crítico que havia concluído que as prisões privadas tinham enormes deficiências de segurança, são cenários de violência e oferecem menos possibilidades de reinserção.
O anúncio é um duro golpe nas três empresas privadas envolvidas - Corrections Corporation of America, GEO Group e Management and Training Corporation - cujas cotizações caíram fortemente na bolsa nesta quinta-feira.
"As prisões privadas têm desempenhado um papel importante em uma época difícil, mas o tempo tem demonstrado que não se comparam com nossas próprias instalações penitenciárias", escreveu Sally Yates, uma alta funcionária do Departamento de Justiça, em uma nota publicada nesta quinta-feira.
Em 2013, cerca de 30 mil presos federais estavam em prisões privadas, de um total de 220 mil. Em 2015, o número havia baixado para 22.600 detidos, de um total de 190 mil. O objetivo estabelecido deixá-los em 14.200 até o dia 1º de maio de 2017, disse Yates.
Fonte: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2016/08/governo-dos-eua-deixara-de-usar-prisoes-privadas.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário