quarta-feira, 22 de maio de 2013

AGEPEN-RN: Fazem 11 anos sem terem o que comemorar




Aliás, nem é preciso falar muito porque todo mundo já conhece. Falta treinamento, reciclagem dos mais antigos, falta armas, munições, fardas, coletes, alimentação, mantimentos básicos para funcionamento de um presídio e, principalmente, faltam agentes penitenciários. A população carcerária é infinitamente maior que a quantidade de servidores.Nesta quarta-feira, dia 22 de maio, os agentes penitenciários completam 11 anos da criação dessa função no Rio Grande do Norte. Infelizmente, essa categoria não tem muito que comemorar. Ao longo desses anos, os agentes penitenciários praticamente ficaram esquecidos pelos governantes.
A classe foi uma das que menos recebeu investimentos na área da segurança pública. Criaram a função de agente penitenciário, de extrema importância em qualquer estado, mas não criaram as condições de trabalho para eles. Eu teria que fazer umas dez postagens diferentes aqui nesse Blog para detalhar as condições degradantes em que vivem esses homens e mulheres que sustentam o sistema prisional potiguar.
Isso sobrecarrega fisicamente e emocionalmente os agentes. Dia desses, a presidente do Sindasp-RN, Vilma Batista, relatava que os índices de agentes penitenciários com problemas psíquicos são altos e até mesmo casos de abortos em agentes mulheres estão preocupando. Além disso, o risco de outras doenças, como a tuberculose está presente no dia a dia.
Até mesmo o porte de arma que a categoria buscava, tendo em vista o constante risco que correm dentro de fora das unidades, foi vetado recentemente pela presidente Dilma Rouseff. Então, amigos, esses 11 anos dos agentes penitenciários foram muito mais de angustias e sofrimento do que de conquistas.
Felizmente, percebo que a maioria dos agentes é de pessoas de bem que fazem das tripas coração para manterem de pé as estruturas do sistema prisional do Rio Grande do Norte. Que nessa próxima década essa classe consiga ser lembrada e vista com olhos mais benevolentes. Parabéns a todos os agentes penitenciários desse Estado.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário